Ayres Gonçalo cresceu no seio de uma família tradicional de alfaiates e cedo demonstrou interesse por esse ofício. O seu avô, de nome Ayres Carneiro da Silva, dono do estabelecimento Ayres Alta Costura, foi considerado um dos melhores alfaiates portugueses; ao longo de uma carreira de mais de setenta anos. Produziu fatos e outros artigos para uma distinta carteira de clientes, incluindo artistas, desportistas, parlamentares e banqueiros.


Ao longo da sua juventude, Ayres demonstra um interesse crescente por tecidos, agulhas e tesouras, e aos 16 anos, já apaixonado pela alfaiataria, decide começar a trabalhar em part-time no atelier do avô, acompanhando-o nas visitas aos clientes e assim adquirindo experiência com tecidos e provas. Aos 19 anos, a alfaiataria passou a ser a sua ocupação a tempo inteiro, sempre sob a alçada do avô.


Em 2004, então com 23 anos, decide estudar corte na Sociedad de Sastres de España, em Madrid, para melhorar os seus conhecimentos e técnicas. De noite frequentava as aulas do curso, enquanto de dia trabalhava com o prestigiado alfaiate Pedro Muñoz, no número 72 da Calle Serrano. Em Junho de 2005, é-lhe atribuído o certificado de Cortador de Sastreria pela Sociedad de Sastres de España.


Em 2006, decide rumar a Londres para concretizar o sonho de trabalhar em Savile Row – a famosa rua londrina onde exercem os mais prestigiados alfaiates do Mundo. As hesitações iniciais tornam-se certezas quando, ao fim de quinze dias, assegura uma colocação na prestigiada Gieves & Hawkes, localizada no n.º 1 da mesma rua. Aí tem a oportunidade de elaborar fatos e outros artigos de acordo com os mais elevados padrões de técnica vigentes em Savile Row. A confecção de um fato para o Príncipe Carlos terá sido, seguramente, um dos momentos mais especiais da sua carreira.


Em 2009, ainda a trabalhar na Gieves and Hawkes, é finalista do Golden Shears Contest, concurso destinado a reconhecer jovens alfaiates a exercer no Reino Unido. Já em 2010 recebe o certificado de Savile Row Bespoke Tailor pela Savile Row Bespoke Association. Esse título certifica-o definitivamente como alfaiate naquela rua londrina.


Ainda em 2010, decide ter uma experiência fora da Europa, rumando a Nova Iorque, onde tem a oportunidade de trabalhar com Michael Andrews Bespoke até Maio de 2011. Esta parceria permite-lhe reforçar a sua experiência, através do contacto com as práticas de alfaiataria nova iorquinas, tendo-o ainda conduzido à China, onde trabalhou durante alguns meses, dando formação a alfaiates em Hong Kong.


Ayres Gonçalo entende que chegou o momento de dar continuidade à sua tradição familiar e fundar a marca Ayres Bespoke Tailor. Encontra-se presentemente em Portugal, onde, dividindo o seu tempo entre Lisboa e Londres, se dedicará em exclusivo aos clientes portugueses e internacionais que o têm seguido ao longo destes anos de aprendizagem, pesquisa e maturação dos atributos que fazem dele o alfaiate que é hoje.

W3 AYRES GONÇALO

FUNDAÇÃO DE SERRALVES

Rua D. João de Castro, 210 | 4150-417 | Porto​​

Mais Informações:

T. +351 229 381 848 | info@inovdesign.pt

  • https://www.facebook.com/fundacaoser
  • Facebook - Círculo Branco

organização:

financiamento:

parceiros: